quinta-feira

CAPACIDADES MOTORAS

As capacidades motoras dividem-se em:


Capacidades Motoras Condicionais e Capacidades Motoras Coordenativas.


As Capacidades Motoras Condicionais são as capacidades motoras que dependem do processo de obtenção de energia por parte do organismo. Exº: a Força, a Resistência, a Velocidade e a Flexibilidade.

As Capacidades Motoras Coordenativas estão mais directamente associadas à qualidade do movimento. Exº: Orientação, Ritmo e Equilíbrio, Coordenação.  Nas aulas, avaliamos a Coordenação com o Teste de Saltos à Corda.



CAPACIDADES MOTORAS CONDICIONAIS


Resistência - É a capacidade motora que permite efectuar um esforço durante um tempo considerável e suportar a fadiga dele resultante, recuperando com relativa facilidade.
Nas aulas usamos o Teste de Vai e Vem / Teste do Bip para avaliar esta capacidade motora.


O principal indicador do trabalho de resistência é a Frequência Cardíaca. Para melhorar a resistência devem realizar-se exercícios aeróbios (longa duração e baixa intensidade) com a Frequência Cardíaca entre os 60% e os 85% da Frequência Cardíaca Máxima.


FCmax = 220 - idade



Exº: Aluno com 15 anos



FCmax = 220 - 15 = 205


60% = 60 x 205 = 123

100

85% = 85 x 205 = 174.25

100

O que significa que para melhorar a Resistência um aluno deverá fazer exercícios de longa duração que lhe permitam trabalhar com a Frequência Cardíaca entre os 123 BPM. (Batimentos por Minuto) e os 174 BPM. A forma previligiada de trabalhar a resistência é a corrida contínua. No entanto, existem outras formas de alcançar este objectivo como os jogo com bola, os saltos à corda, etc...


COMO MEDIR A FREQUÊNCIA CARDÍACA


No Pescoço, Pulso (utilizando os dedos indicadores e médio) ou Peito (Palma da mão) realizar a contagem de batimentos cardíacos durante 1 minuto.



Força - É a capacidade motora que permite deslocar um objecto, o corpo do parceiro ou o próprio corpo através da acção dos músculos.
Nas aulas usamos 2 testes para avaliar a Força: o Teste de Abdominais (para avaliar a força média) e o Teste de Flexões (para avaliar a força superior).



Velocidade - é a capacida motora que permite realizar movimentos ou percorrer uma distância no menor tempo possível, assim como reagir rapidamente a um sinal / estímulo.
Nas aulas, avaliamos esta capacidade motora com a Corrida de 40m.





Flexibilidade - é a capacidade motora que permite efectuar movimentos com grande amplitude.
Nas aulas avaliamos esta capacidade motora com o Teste do Senta e Alcança.



Estás em forma??

Numa tentativa de responder, o Indíce de Massa Corporal determina se estás com um peso adequado à tua altura. Assim para calcular o IMC utilizam-se os valores do peso e da altura, recorrendo à seguinte equação:

A interpretação desse valor deverá ter em conta o seguinte:

domingo

RAQUETES - BADMINTON



O Badminton é um jogo desportivo de raquetas praticado individualmente (singulares senhoras ou singulares homens) ou a pares (senhoras, homens e mistos).


OBJECTIVO DO JOGO

Fazer o volante tocar no campo adversário, fazendo-o passar por cima da rede, respeitando as regras e evitando que o mesmo caia no próprio campo.

MATERIAL UTILIZADO

Raquete (cabeça, cabo e pega) e volante.



COMO JOGAR

Ø O volante deve ser jogado usando a raquete;
ØUm jogador não pode tocar mais do que uma vez o volante, devendo devolvê-lo diretamente para o campo adversário;
ØNão é permitido tocar na rede;
ØNão é permitido invadir o campo adversário

;

ØCada partida de badmínton é jogada à melhor de três jogos. Vence a partida o jogador ou o par que conquistar primeiro dois dos três jogos em disputa.
ØCada jogo é disputado até aos 21 pontos. Sempre que o jogo estiver empatado a 20 pontos, continua-se o jogo até que um jogador ou um par consiga uma vantagem de dois pontos sobre o seu adversário.
ØSe houver uma igualdade a 29 pontos, vence o jogador ou par que conquistar o ponto seguinte.

O CAMPO






PRINCIPAIS GESTOS TÉCNICOS

Pega da Raqueta 



Quando falamos de gestos técnicos no Badminton temos que ter em conta, não só o local onde a raquete contacta com o volante mas também a trajectória do volante depois desse contacto.
Assim, temos:





BATIMENTOS ABAIXO DA LINHA DE CINTURA

Serviço - Pode ser curto ou comprido, dependendo da zona para onde o volante é dirigido. O serviço é sempre realizado para a área de serviço do adversário, diagonal à zona donde é executado.







A MAGIA DO JOGO